Sobre  Thiago Lontra

Apaixonado por fotografia desde criança, Thiago Lontra começou sua carreira há mais de dez anos. Ganhou sua primeira máquina analógica do seu pai, uma Pentak MZ-M, aos 14 anos e começou fotografando animais, paisagens, sua família e amigos. 

 

Sua primeira experiência profissional foi em 2007, como estagiário de fotografia no Jornal A Voz da Serra, em Nova Friburgo (RJ). Em 2008, atuou também como estagiário no jornal esportivo Lance! Em 2009 formou-se em Fotografia pela Universidade Estácio de Sá, mesmo ano em que se tornou repórter fotográfico no jornal O Fluminense. Depois, em 2010, trabalhou por cinco anos na empresa Infoglobo, que publica entre seus principais jornais, O Globo e Extra. Desde 2015 trabalha como fotógrafo da Subdiretoria de Comunicação Social da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), onde fotografa eventos, personalidades, cotidiano, entre outras imagens.

 

 

Prêmios

 

1º lugar Categoria Paladar – 7ª edição Photo Challenge 2013 – Metro Jornal

 

Finalista – Sixth International Photographic Salon – Varna, Bulgária, 2013

 

Exposições

 

Do Lixo ao Recurso, Lagoa Rodrigo de Freitas 2019

Olhares de Niterói - sete fotos, sete pontos de vista - Câmara de Vereadores de Niterói, 2017

 

Da abundância à escassez - Semana da Água - Museu do Amanhã, 2016.

 

Ser Carioca da Rua - Formas de Sociabilidade no Rio de Janeiro - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro - FotoRio 2015

 

Ângulos da notícia - 90 anos de fotojornalismo do Globo - Museu de Arte do Rio, 2015.

 

Amanhecer no Rio de Janeiro - Alerj, 2015.

 

Sixth International Photographic Salon Varna - Bulgaria, 2013.